• APOINME OFICIAL

Encontro Pataxó Hãhãhãe, enfrentando o covid-19



Nos dias 18 e 19 de dezembro de 2020 aconteceu na cabana da Jurema, na localidade da Pajé Rita Muniz, na Aldeia Água Vermelha, TI Caramuru, o Encontro Pataxó Hãhãhãe, com o tema “Superando o Covid-19 com novas perspectivas”.

Os 02 dias do encontro foram de muito diálogo sobre os impactos que o povo Pataxó Hãhãhãe vem sofrendo com a pandemia do Covid-19, e como superar, através de novas estratégia e projetos sócio-político e socioeconômico. O público alvo das discussões foram a juventude e as mulheres da aldeia. Todos embalados pela força da ancestralidade e espiritualidade, com os rituais de nosso Toré. Os cuidados foram tomando para que não houvessem aglomeração, onde o uso de máscaras e álcool gel foram constantes, e limitamos o número de participantes para garantir uma melhor proteção.

Dos diálogos foram retirados proposta e encaminhamentos importantes para o trabalho com a Agricultura, Saúde, Educação, Cultura, seguranças pública, Luta da juventude, luta das mulheres e a produção de artesanatos como geração de renda e expressões culturais. Além, de continuar com trabalhão coletivo, afim de politizar o nosso povo e surgir lideranças novas e consciente de seus direitos.

Um evento extremamente importante e necessário para o povo Pataxó Hãhãhãe, segundo avaliação final de todos os participantes, foi um grande momento de aprendizado e de trocas de experiências e propostas.

Uma evento necessário para começar o anos de 2021 com muita força e garra para superar os efeitos da covid-19 e a crise criada pelo o governo Bolsonaro. O enfrentamento contra a proposta do Marco temporal.

O evento foi organizado e realizado pela a micro regional da APOINME (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste e Minas Gerais e Espírito Santo) na pessoa de Fábio Titiah, Rita Muniz na organização do evento e AHIAV (Associação Hãhãhãe Indígena de Água Vermelha) e o Espaço cultural e espiritual Cabana da Jurema (Pajé Rita Muniz). O evento contou com a participação do Cacique Nailton Pataxó, Cacique Manuel Muniz, o coordenador do Polo base/ Sesai sr. Luis Titiah e o coordenador da CTL-Funai Sr. Wilson Souza e nossa professora Maria Muniz.

Queremos agradecer a APOINME, por no ajudar a realizar esse evento incisivo em nossa causa nesse momento turbulento que estamos passando no mundo.

Texto Fábio Titiah (vice coordenador da micro regional sul da Bahia)

Foto: Mavi Morais e Fabrício Titiah

13 views0 comments

Recent Posts

See All

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani